Lily Bonyta: Você sabe o que é Colorimetria Capilar? Vamos descobrir.

Você sabe o que é Colorimetria Capilar? Vamos descobrir.

Ola meus amores, como estão vocês, tudo na paz de Deus.
Hoje vamos falar de umm assunto super legal para aquelas que gostam de estar sempre mudando a cor dos cabelos. Vamos falar de Colorimetria Capilar.

Colorimetria é o estudo das cores e suas composições. A colorimetria tem aplicações em todas as áreas que tem ligações com as cores, como a fotografia, arte digital, publicidade e etc. Aqui vamos ver a aplicaçoes das cores nos cabelos, a Colorimetria Capilar.
Para compreendemos os príncipios da Colorimetria Capilar, nos tornamos capazes de tomar melhores decisões em relação a cor desejada para seus cabelos, prever possíveis resultados e prevenir resultados indesejados e corrigi-los quando é necessário.

Para começar vamos entender a estrutura do cabelo:
A estrutura do cabelo é formad por três partes concêntricas:
Cutícula (parte externa)
Medula (centro)
Córtex (a verdadeira estrutura)

A Cutícula é formada de células planas ou escamas que se posicionam como telhas de um teto.
A Medula é a estrutura central do cabelo, parcida com uma coluna, com uma densidade celular baixa.
O Córtex estas células contém os pigmentos que causam a origem da cor natural dos cabelos, representam até 90% do peso atural da fibra.

A cor dos cabelos se deve a melanima presente no Córtex, Existe dois tipos de melanima:
Eumelanima onde predomina a cor castanhada ou preta.
Feomelanima que constitui a cor vermelhada e amarelada.
Todos nós temos os dois tipos de melanimas presentes nos cabelo, o que difere a cor dos cabelos são as quantidades produzidas na raiz do cabelo destas melanimas. Essa produção é determinada geneticamente, mas pode sofrer oscilações ao longo da vida por alterações dos hormônios, puberdade, gravidez, menopausa e etc. Para modificar a cor dos nosos cabelos, a ação da tintura abre as cutículas do fio e penetra na fibra capilar até o córtex, que é onde estão os pigmentis naturais, degenera parte da pigmentação natural pela ação da água oxigenada, ao mesmo tempo que deposita os pigmentos da tintura em seu lugar. na descoloração, o descolorante apenas retira os pigmentos naturais por isso deve-se Sempre matizar as mechas pois o resultado apenas da descoloração, mesmo obtendo um bom resultado, sempre fica artifícil.

O estudo da colorimetria capilar é bem simples, vamos ver a Estrela Oswald.



A Estrela Oswald é uma das principais ferramentas ou uma tabela usada para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas.
Funciona como um gráfico ou uma tabela para trabalhar o processo de coloração utilizados pelos tons indesejáveis. Na prática, o profissional usa essa regras para eliminar tons incorretos ou criar uma nova cor.
Observe que as respectivas cores opostas a cada cor da estrela, essa cores são rsponsáveis pela matização.
Ex: o roxo matiza o amarelo,
o azul matiza o laranja, 
o verde matiza o vermelho 
Os fabricantes de coloração de farmácia em geral não colocam junto com a tintura o matizante em uma mistura só por isso nossos cabelos nunca fica igual  ao da embalagem, fora que o oxidante precisaser adaptadoconforme nossa necessidade de clareamento. Por isso é necessário ter um profissional capacitado para pbter bons resultados com coloração e corrigir a cor dos cabelos. somente um profissional capacitado é capaz de dar um diagnostico para os cabelos e usar meios necessários para se alcançar os objetivos.
Lembrando que tintura não clarear tintura.
A colorimetria capilar tbm é usada para corrigir as falhas, anular tons indevidos, quebra o amarelado, anular o esverdeado, o chumbado do louro, acidentes que acontecem sempre.
Para entender a colorimetria é preciso ter perfeita compreensão da altura de tom, os reflexos, e o fundo de clareamnto. Estas três partes andam em conjunto em uma coloração.

1- Altura do tom:
É representado pela primeira parte da numeração antes do ponto nas tintas de cabelo (ex: 7.1 - 7 é louro que representa a altura de tom no cabelo). Com certeza seu cabelo se encaixa em uma dessas tonalidades.

12.0 - louro extra claro, 11.0 - louro super clárissimo, 10.0 - louro claríssimo
9.0 - louro muito claro, 8.0 - louro claro, 7.0 - louro, 6.0 - louro escuro
5.0 - castanho claro, 4.0 - castanho, 3.0 - castanho escuro, 2.0 - castanho muito escuro
1.0 -  preto
Ao se prepara uma tintura ou descoloração é necessario saber qual a altura de tom se quer abrir o cabelo para que seja usado o oxidante adeuado, os profissionais sempre utilizam oxidantes hidratantes que não maltratam menos os fios. Os resultados no salão de beleza são mais satisfatórios do que os caseiros por que as técnicas de colorimentria são avançadas e usa-se produtos de qualidades.

O poder do clareamento da água oxígenada:
10 volumes - ajuda abrir as escamas do cabelo mas não clareia, mito utilizada nos banhos de brilho
20 volumes - abre de 1 a 2 tons
30 volumes - abre de 2 a 3 tons
40 volumes - abre de 4 a 5 tons.

2- Fundo de clareamento:
È a cor que vai fica o cabelo virgem quando exposto a clareamento. Quando um cabelo escuro virgem é clareado (retirada a pigmentação por descoloração ou tintura) ele clareia mais fica geralmente amarelado, as vezes a alaranjado e avermelhado. estes são os fundos de clareamentos do cabelo.


Altura dos tons:
12.0 - louro extra claro ___________amarelo super clarissimo
11.0 - louro super claríssimo ________amarelo claríssimo
10.0 - louro claríssimo ____________amarelo muito claro
9.0 - louro muito claro ____________amarelo claro
8.0 - louro claro ____________amarelo
7.0 - louro ________________amarelo alaranjado
6.0 - louro escuro___________alaranjado
5.0 - castanho claro__________reflexos vermelhos
4.0 - castanho ______________ reflexos vermelhos
3.0 - castanho escuro _________ reflexos vermelhos
2.0 - castanho muito escuro_______ reflexos vermelhos
1.0 - preto _____________________ reflexos vermelhos.

Exemplo: Se você tem um cabelo na altura de 4.0 (cabelo virgem, que seria um castanho médio) e quer chegar a um 8.0 (louro claro), significa que você quer clarear 4 tons para isso é necessário utilizar a água oxigenada de 40 volumes que clarear até 4 tons, (sempre faça um teste dde mecha), porém ao clarear um cabelo escuro ele ficará amarelo, alarando, avermelhado ou amarelo ou amarelado-alaranjado, será necessário matizar o cabelo depois (neutralizar diminuindo oefeito amarelo ovo no cabelo).

3- Os reflexos
è representado pela segunda parte da numeração após o ponto nas tintas de cabelo, que se diz referente a cor dos reflexos ( 7.1 - o 7 é o louro e o 1 representa o acinzentado).

0- significa ausência de nuances e reflexos.
1- cinza - possui pigmento azul
2- irisado - possui pigmento violeta
3- dourado - possui pigmento amarelado
4- acobreado - possui pigmento alaranjado
5- acajú - possui pigmentação vermelho-alaranjado
6- vermelho - possui pigmento vermelho
7- mate ou marrom (pode mudar)

As vezes as tintas podem vir com dois números após o ponto, ex: 7.11 louro acizentado reforçado. bem cinza.
8.33 louro claro írisse dourado  (o primeiro numero 2 representa a maior pare dos reflexos ou seja os reflexos  dominantes, e o numero 3 os reflexos em menor quantidade).

Bom meninas espero que vocês tenham gosto do post apessar que ficou muito grande mais quis trazer um pouco sobre isso, depois vou falar mais sobre esse assunto, que é muito interessante.
beijos minha lindas fiquem com Deus. bay.

Fonte de pesquisa:http://www.senhoritarosachoque.com

2 comentários:

  1. Eu não sabia o que era
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, me foi muito util, aprendi bastante e tirei muitas duvidas.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *