Lily Bonyta: O uso do Àcido Glioxílico em cosméticos.

O uso do Àcido Glioxílico em cosméticos.

Ola meus amores como vão vocês tudo na paz de Deus.
Hoje trago a vocês sobre um assunto importante, que é sobre um componente usado em todas as progressiva, selantes, que agente encontra no mercado e em salões de beleza.
Bom eu tava olhando uns dos comentários dos meus vídeos e teve 4 que me chamaram atenção:
Elas me perguntaram sobre o Ácido Glioxílico (glyoxylic acid).
Então eu fui pesquisar no sate da ANVISA pra saber um pouco mais sobre assunto e trazer pra vocês.

O ácido glioxílico é um ingrediente utilizado em produtos cosméticos com função de ajustes de pH e tampaonante.
Segundo os dados da literatura, o ácido glioxílico submetido a altas temperatura libera o formol e isso implica risco a saúde do consumidor e do profissional do salão de beleza. Portanto, não existem dados de segurança suficientes que assegurem a utilização do ácido glioxílico em produtos com ação alisante e ou submetidos a tratamento térmico.
Assim, produtos para procedimentos de alisamentos capilar tais como (realinhamento capilar, defrisantes, botx capilar, reestruturaçãi capilar, blindagem capilar, escova progressivas) e outros cujo modo de uso esteja associado ao uso de chapinha estão todos irregulares no mercado.

Sabemos que os fios capilares são compostos basicamente por proteínas, formadas por longas e paralelas cadeias de aminoácidos ligados ebtre si por meio de ligações primárias (iônicas e covalentes) e secundárias (interações por ligações de hidrogênio). As ligações covalentes entre os grupos de enxofre, conhecidas como ligações dissulfeto, são tipos de ligações predominante. O aspecto ondulado dos cabelos pode ser por causas do emaranhados de moléculares no cabelo, ou também a outros fatores, como a genética e tratamentos químicos anteriores.
O poder alisante: 
Um dos princípios alisantes se baseia no aquecimento para "quebra" moléculas que mantém o cabelo ondulado ou rebelde. Isso já é efeito há muito tempo com pentes quentes, e modernamente, com escovação e chapinha. Embora, o resultado seja agradável aos olhos femininos, ele não é duradouro, pois com a umidade, as interações antes existentes apenas entre fios de cabelos, passam a existi, também , entre os fios de cabelo e a água. Assim, surge o indesejável frizz e todo alisamento vai por água abaixo.
Uma alternativa para esse problema é a mistura de cremes a compostos alisantes, como o formoladeído (formol), base de tioglicolato de amônia, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, hidróxido de cálcio, hidróxido lítio e hidróxido de guanidina. mesmo com essa variedade de produtos, o mais utilizado e com efeito mais alisado é o formol. A explicação é simples: as demais substâncias não levam o alisamento perfeito como o formol. Porém a Anvisa libera o uso do formol em concentrações inferiores a 0,2% e para fins de conservação do produto e não alisante.
Concentrações superiores dessa substância levam a manchas no cabelo, intoxicação, perda capilar e principalmente o câncer!!! E todos esses efeitos nocivos a saúde se estendem aos cabeleiros e aplicadores capilares , ou seja, o sol, mal e o risco são   para todos.
O perigo do Àcido glioxílico na tentativa de burlar cabeleireiros e profissionais da área, formuladores estão. adicionando as formulas,um produto chamado ácido glioxílico. Tal substância mão é o formol e não confere odor ao creme. Até ai tudo bem. Porém, os formuladores sugerem que a aplicação deve ser seguida de aquecimento com chapinha ou escova para "melhor fixação" e com isso o ácido glioxílico se transforma em formaldeído e toda a ação dessa substância potencialmente perigosa é liberada. Portanto, o uso de alisantes contendo a substância ácido glioxílico é tão perigoso quanto o uso direto de formol. Mulheres, para sua segurança verifiquem no rotulo dos produtos que estão sendo aplicados nas "escovas mágicas" se há ácido glioxílico na composição, para que o sonho de cabelo liso pra sempre não encurte o seu, fiquem atentas.

Bom meninas esperam que vocês tenham gostado do post, e vamos ter mais cuidados no que usamos em nossos cabelos né.
Bjs e força na peruca.

Fonte de pesquisa: https://cienciasetecnologia.com/acido-glioxilico-cabelos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *