Lily Bonyta: Sabia mais um pouco sobre a caspa;.

Sabia mais um pouco sobre a caspa;.

Ola amoras lindas, como estão vocês tudo na paz de Deus.
Meninas hoje vamos falar de uma coisa muito chata que acaba com o amino de qualquer mulher ou homem, vamos falar de CASPA.
Pois é meninas e meninas de tanto ver meu maridex sofrer desse mal e muitas colegas também como a minha amiga Vanessa Barbosa e Cristina Maciel, resolvi pesquisar sobre esse assunto pois meu marido chega a ferir a cabeça de tanto coçar então vamos lá ver mais sobre esse assunto.


O que é a caspa?
É um recamento do couro cabeludo e a intensidade varia de pessoa para pessoa. Ela provoca queda e esta ligada ao fundo emocional. A caspa é seca, diferente  da seborréia, que é um fundo mais oleoso onde fic uma umidade.
A seborréia é muito comum em pessoas que tem o cabelo étnico, que usam creme em excesso, lavam o cabelo e não secam totalmente. Portanto é a umidade do cabelo que provoca a seborréia. Quem tem excesso de cabelo e o deixam molhado por muito tempo são mais propícios a terem seborréia. A caspa diferentemente da seborréia é seca e provocada pelo fundo emocional.
Como tratar a caspa?
Além dos shampoos especializados, deve-se tratar o ph do couro cabeludo. E esses produtos não irão acabar definitivamente com as caspas, eles agem temporamente. Tratamento que acaba para sempre com a caspa eu nunca ouvi falar.
A Dermatologista Flávia Addor explicar o que é  a caspa, suas causas e o que fazer para tratar, revela os hábitos que favorecem o mal e explica a relação dele com a calvíce.

1 - A caspa é também conhecida pelos nomes eczema e dermatite seborréica, como é chamada nos quadros mais graves. Ela pode ser causada pelo aumento da produção de óleo das glândulas sebáceas e pela presença do fungo Pityrosporum ovale.
2- È caracterizada por uma descamação fina e seca do couro cabeludo, proveniente de escamas naturais da pele adicionadas ao sebo.
3- Pode se manifestar sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, principalmente no couro cabeludo, barba sobrancelhas, perto do nariz, dentro e atras das orelhas, nas costas e nas dobras da pele.
4- Cerca de 40% da população tem caspa pelo o menos uma vez ao ano.
5- Existem dois tipos de caspa: a seca, formada por minúsculas películas que empoeiram o pescoço e os ombros, sem processo inflamatório; e a gordurosa por escamas embebidas em sebo, mais grossas e aderentes á pele do couro cabeludo e á raiz do cabelo, acompanhada de processo inflamatório de intensidade variável.
6- Há uma ligeira predileção por homens e adultos, pois a glândula sebácea é ativada pelos hormônios sexuais masculinos.
7- Predomina em pessoas na faixa etária entre 18 a 40 anos.
8- Alterações hormonais, estresse, clima seco, frio, uso de alguns medicamentos como corticódes orais e estresse agravam o quadro.
9- Nos bebês, é chamada de crosta láctea, que se caracteriza em forna de uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo.
10- Não é contagiosa.
11- Estresse e ansiedade propiciam o seu aumento.
12- Quando não tratada a tempo, a caspa pode levar a calvície, tanto em homens como em mulheres.
13- Cosméticos não causam caspas, mas sim dermatites de contanto que podem ser descamativas.
14- Banhos muitos quentes funcionam como estímulo para secreção sebácea.
15- Enxaugue-se bem antes de se vestir, a umidade é uma fator desencadeante das lesões.
16- Enxague bem o cabelos para retirar completamente o shampoo e o condicionador.
17- Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos durante cinco minutos diariamente para ativar a circulação no couro cabeludo.
18- A baixa frequência de lavagem dos cabelos influi em seu surgimento. A lavagem contribui para a remoção de agentes poluentes, resíduos minerais e oleosidade.
19- A bebida alcoólica inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. Essa passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que deposita na superficie do couro cabeludo, formando a caspa.
20- Não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborréica, mas existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas.
21- É recomendado o uso de um shampoo anticaspa, á base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio.
22- Em alguns casos são indicados produtos tópicos á base de ácido salicílico e antifúngicos. Corticóides tópicos podem ser úteis em casos de muita inflamação e coceira. Mas só um médico pode receitar a formula ideal para cada caso.
23- Medicações orais não são indicadas para o tratamento.
24- Uma alimentação equilibrada a base de frutas, legumes e alimentos protéicos contribuem para o tratamento. è aconselhado evitar o consumo de gorduras animais e açucares em excesso.
25- Evite abusar do secador de cabelo, fazer alisamentos a base de produtos químicos e usar tinturas e shampoos tonalizantes.
26- Nuca use produtos, mesmo que sejam naturais, sem comprovação científica médica de que funcionam, isso pode causar irritação e prejudica-lo ao invés de ajudá-lo.
27- Procure um médico para que ele possa determinar qual a conduta terapêutica mais indicada para o seu caso. Só ele é capaz de avaliar o grau da sua caspa e o tratamento que traz os melhores resultados.

Bom é isso ai espero que tenha ajudado a todos com esse post e vamos cuidar das madeixas.
Força na peruka,  bay,
beijos.




Um comentário:

  1. Adorei o post, eu não tenho caspa, mas a gente sempre conhece alguém que tem!
    Bjs

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *