Lily Bonyta: Conheça seu cabelo antes de cuidar dele.

Conheça seu cabelo antes de cuidar dele.

Olá minhas divas lindas como estão vocês tudo na paz.
Hoje vamos falar de cabelo, você qual é o tipo de seu cabelo, então vamos conhecer a estrutura do cabelo para podemos assim cuida deles. Então fui pesquisa e achei um post muito interessante e resolve trazer pra vocês aprenderem um pouco mais sobre cuidados com o cabelo.
Sempre é bom você conheça a estrutura dos fios com o cabelo limpo e seco, passe seus dedos através dele e sinta sua textura, pegue um fio e observe sua espessura e forma. Depois arranque-o e tente quebrá-lo. Se quebra facilmente , é  fino; se precisa de um esforço, sua textura é média, e se é difícil, é grosso. Para saber se  esta saudável Arranque um fio do couro cabeludo e verifique se a base possui um bulbo branco. Caso não tenha, significa que está seco e quebradiço. Composição do cabelo uma pessoa tem cerca de 100 mil fios de cabelo na cabeça, que crescem quase um centímetro por mês.
A espessura varia entre 0.02 mm(muito fino) e 0.07 mm (grosso). cada fibra vive até quatro anos em  sua primeira fase de crescimento; depois desse período o cabelo é matéria morta e já não recebe os benefícios de nenhum tratamento, está em uma etapa de repouso, a espera de que a escova o separe da raiz.
O cabelo é constituído pela cutícula, que é a camada exterior protetora composta de minúsculas escamas. Embaixo está o córtex, que dá força e elasticidade, e é onde está a melanina, o pigmento que determina a cor dos fios. No centro esta a medula, com células de queratina que fornecem os elementos nutritivos e substâncias vitais que o mantém em bom estado. Se o cabelo brilha, é porque  as escamas estão fechadas e a luz se reflete.
Exitem casos no quais a estrutura interior está porosa e os danos não são visíveis de imediato. Daí a importância de utilizar produtos adequados para garantir a saúde dos fios. Identifique seu couro cabeludo. Separe seus cabelos ao meio, passe um dedo suavemente e depois examine-o para ver se brilha. Se isto acontece, seu cabelo é oleoso; se não perceber nada, é um cabelo normal, e se há resídios brancos, então ele é seco. 
Tipos de cabelos Normal é suave ao tato mas resistente difícil de quebrar, não recebeu permanentes e nem tinturas, o penteado se mantém, tem aspecto brilhante, e estável.
Tipos de cabelo: Grosso é áspero, pesado e difícil de controlar (caso não seja totalmente liso).
Tipos de cabelo: Fino ou delicado seu aspecto é liso, sem muito corpo, com tendência a cair facilmente e são poucos os penteados que duram. È importante tratá-lo com cuidado, pois quebra com facilidade. Cacheados pode ter um aspecto fantástico se está bem cuidado, apesar de ter uma tendência a se embaraçar facilmente; chega a ser áspero, com pouco brilho e em algumas ocasiões fica indomável; difícil de pentear e  de controlar.
Oleoso pode ser grosso ou fino, fica sem volume rapidamente, ao final do dia, mesmo lavado, pesa e parece úmido pelo excesso de oleosidade.
Hormônios desregulados ou alimentação desbalanceada, com  excesso de fritura e gordura, costumam ser as causas.
Seco é frágil, crespo, opaco, quebradiço, pode apresentar pontas abertas, se embaraça facilmente e é difícil de pentear. Seu aspecto (escovas progressivas, etc) e a utilização de produtos inadequados para este tipo de cabelo.
Problemas Comuns:
Caspa: a caspa que não deve ser confundida com o ressecamento, é uma infecção causada por fungos e se caracteriza pela formação de escamas de pele oleosa e morta. É consequência do estresse, má circulação, falta de nutrientes, utilização de produtos capilares químicos ou restos de shampoo e condicionador.
Para ser controlada, lave com o uso frequente de uma shampoo anti caspa. A acupuntura, a medicina chinesa, as ervas, uma dieta rica em zinco e ácidos essenciais, e a baixa ingestão de vinho branco, de lácteos e de alimentos processados (comidas preparadas congeladas e enlatados) também colaboram para reduzir o problema.
Pontas secas e quebradiças: é sinal de que o cabelo está seco, consequência de danos físicos e processos químicos (tintura, descoloração, escova progressiva, permanente, etc). Para eliminá-las corte as pontas a cada oito semanas casa contrário ficará mais frágil. Com a utilização constante de máscaras e a hidratação, o problema desaparecerá.
Queda: a perda natural é de 50 a 80 fios de cabelo ao lavar ou secar diariamente, mais se é excessiva e você nota zonas calvas ou que o cabelo não nasce novamente então trata-se de alopécia, que pode ser causada por febres altas, perda de sangue, desnutrição, tratamentos dentais e fármacos. alterações na glândula (tireóide) ou estresse. Se a perda é moderada e por quebra, recorra aos tratamentos profissionais e a máscaras de tratamento anti-queda ou a tônicos para fortalecer os fios, reduzindo a quebra. Quando a perda é excessiva, o ideal é consulta um médico.

E meninas isso espero que esse poster ajude vocês aprender a analisar o seu cabelo pois só vocês sabem como é a sua própria estrutura né.
Vou ficando por aqui e Força na Peruka beijos da Lili.
Bay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *