Lily Bonyta: O pH e o Cabelo.

O pH e o Cabelo.

Ola meus amores hoje eu estou de volta, para falar sobre a relação do 
pH em nossos cabelos.

Um dos maiores desafios para cuidar dos cabelos apos um alisamento químico é encontra um produto adequado. Muitos anos se falou em formulas sem sal pra cuidar dos cabelos quimicamente tratados, ai agora surgiu um novo termo sobre cabelos pH.

O pH, potencial hidrogeniônico, determina o Grau de acidez e alcalinidade de todo produto que possua água em sua formulação, assim como o corpo humano e os cabelos. sua escala vai de 0a 14 ( o índice 7 é o neutro. Ao se deslocar na escala, os valores inferiores a 7 estão caminhando para o índice ácido e os valores superiores ao índice alcalino ). Tanto o pH da pele ( entre 5,5 e 6,5 ) quanto o do cabelo ( entre 4,5 e 5,5 ) são ligeiramente ácidos. Estudos mostraram que um produto com pH baixo penetra mais na fibra capilar, entregando nutrição e hidratação aos fios.
E quando o assunto é alisamento químico, o cuidado dos fios precisar ser redobrado. O pH balanceado de um shampoo deve ser similar ao da fibra capilar ( em torno de 4,5 a 5,5 ), mas também é capaz de abrir as escamas do fio e promover a limpeza, sem agredir a cutícula capilar.
Os condicionadores e cremes em geral, principalmente creme de tratamento de choque, devem ter pH mais baixo para que os ingredientes ativos possam penetrar na fibra capilar, proporcionando uma ultra hidratação, facilitando, facilitando a selagem das escamas e o realinhamento da fibra capilar.
O pH dos cabelos é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios. 
Ai vem quanto mais alcalino for o pH mais as cutículas se abrem. As químicas e transformações ( são alcalinas ) pois precisam abrir as cutículas do cabelos facilitando a penetração do ativo.
O pH alto, porém, danifica os cabelos, que se torna áspero, quebradiço e ressecado. O cabelo com algum tempo pode ficar com o pH alto próximo a 13. Daí a importância de usar produtos com pH baixo depois do alisamento.
O pH ácido ajuda a fecha as cutículas do cabelo, reter a cor ( no caso de cabelos coloridos ), a química restaura a integridade dos fios, mais nunca deve ser menor de 2,5.

O pH ideal.
O ideal é que o pH do seu shampoo gire em torno de 5, ou seja, que ele seja ácido - como seu couro cabeludo-, mais capaz de abrir as escamas do fio para promover a limpeza.
Já a mascara e o condicionador ideais devem ter pH mais baixo ( em torno de 4 ). Por esse motivo é importante usar shampoo, mascaras e condicionadores da mesma linha. Assim você tem certeza que o pH do condicionador que você usa por ultimo, é realmente mais baixo que o shampoo e é capaz de fechar totalmente as escamas do cabelo. Quando isso acontece, os fios ganham uma aparência de saudável com brilho e maciez, o que acaba neutralizando os efeitos do tempo e dos processos químicos.

Bom vou ficando por aqui espero que tenham gostado da dica.
Beijos e Força na Peruka até mais.





2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *